quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dicas

O tradicional e brasileiríssimo brigadeiro não pode faltar em nenhuma festa. A mistura de leite condensado com chocolate vem de longas datas, mas ganhou fama na década de 1950, quando o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a presidência do Brasil. Seu slogan de campanha era: “Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro”. Apesar de ter perdido as eleições, ele conquistou as mulheres do país, tanto que elas trocaram o nome do doce “negrinho” para brigadeiro, em sua homenagem
O segredo da receita perfeita é a cremosidade da massa: “Precisa ter paciência e concentração para fazer. É um doce que chamo de doce da alma, pois reúne todos na cozinha”, diz Juliana Motter, dona do ateliê Maria Brigadeiro e especialista no assunto. “Use sempre fogo baixo e, o principal, ingredientes de boa qualidade. Fique atento quando ele desgrudar do fundo da panela.
O brigadeiro é uma delícia versátil, fácil de ser incrementada. Em vez de enrolar com o tradicional granulado, use outros ingredientes picados, como pistache, amêndoas, avelãs ou amendoim. Outras versões também agradam, como a de chocolate meio amargo, no lugar do tradicional, ao leite. Há ainda a versão sem chocolate na receita, que pode ser coberta com chocolate branco raspado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário